Buscar
  • Irhis Consultoria

Por que utilizar fit cultural no seu processo seletivo?

Quando pensamos em processos seletivos, é bem comum vir à nossa cabeça dinâmicas e entrevistas. Mas há outras etapas que podem ser utilizadas em um processo seletivo, de forma que seja realizada uma avaliação mais ampla e completa dos candidatos.

Uma dessas etapas possíveis a ser implementada é o fit cultural. A seguir vamos explicar melhor o que é isso.


O que é?

Já vimos em artigos anteriores que a cultura organizacional é definida pelo “conjunto de crenças, costumes e valores compartilhados que predizem as ações da empresa e descrevem padrões de comportamento e emoções que caracterizam a vida da organização, formando sua identidade.”


O fit cultural visa mensurar o quão alinhado está um candidato a cultura de uma organização. A partir do conjunto de crenças, costumes e valores, elabora-se o fit cultural, que dará  indícios se a pessoa se encaixa ou não na cultura daquela empresa.

Por exemplo: se um candidato é bastante individualista e prefere trabalhar sozinho, a probabilidade dele se adaptar a uma empresa que sempre trabalha em equipe é pequena.

Podemos pensar que os valores individuais de cada candidato são como vetores, que caso se encontrem alinhados, no mesmo sentido que os vetores da organização, irão potencializar as ações e crescimento da empresa. Tendo isso em vista, vamos as vantagens de se utilizar um fit cultural.



Quais as vantagens de utilizar um fit cultural?

- Maior engajamento: pessoas que compartilham ideais com a organização podem se sentir mais motivadas e engajada com seu trabalho;


- Mais harmonia entre os membros da empresa: por serem pessoas que compartilham costumes, crenças e valores, o ambiente de trabalho se torna mais harmônico, coeso e acolhedor;


- Aumento da produtividade: membros mais engajados e felizes podem render mais no trabalho, aumentando sua produtividade;


- Contratações mais precisas: aumenta a efetividade de contratações e diminuição do turnover;


- Maior retenção de membros: selecionar pessoas mais alinhadas possibilita que ela se sinta mais confortável com o trabalho e consequentemente pretenda ficar mais tempo na empresa;


- Mais facilidade de adaptação de novos membros: pessoas alinhadas podem ter uma melhor adaptação ao ambiente organizacional que aquelas não alinhadas.

Dessa forma, vemos que a utilização de um fit cultural durante o processo seletivo de sua empresa previne futuros problemas e potencializa resultados desejados, como aumento do engajamento, coesão dos membros e maior produtividade.


Esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre a importância do fit cultural para um processo seletivo.

Ainda tem alguma dúvida em relação a fit cultural e processo seletivo? Entre em contato com a gente!

0 visualização

Irhis Consultoria Júnior em Psicologia

Av. dos Bandeirantes, 3900 - CEP: 14040-901

Monte Alegre - Ribeirão Preto/SP

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2019 por Irhis Consultoria Júnior em Psicologia