Buscar
  • Irhis Consultoria

7 passos para organizar a entrevista do Processo Seletivo da sua EJ

A entrevista é uma parte muito importante do processo seletivo. Ao longo desse mês você está acompanhando aqui no blog da Irhis uma série de conteúdos voltados para este tema: Processo Seletivo. É muito importante se atentar a cada etapa, pois você está selecionando pessoas que darão continuidade não só ao seu trabalho, mas também ao Movimento Empresa Júnior.


Pensando nisso, após entender como funciona a dinâmica grupal e considerar as dicas desse post, é hora de voltar a sua atenção para os dias de entrevistas.


Depois de verificar como foi o desempenho dos candidatos em grupo, é importante que o mesmo seja feito em relação ao desempenho individual. Isso porque, mesmo que o trabalho em equipe seja um requisito para a participação em sua EJ, sabemos que em muitos momentos todos os integrantes terão atividades que precisarão ser executadas individualmente. É no momento da entrevista que o entrevistador vai poder verificar se os comportamentos relatados pelos candidatos condizem com o esperado pela Empresa Júnior.


Além disso, por ser a última etapa de todo o processo, esse é o último momento para não ter mais dúvidas de que você estará selecionando a pessoa certa.



Por isso, o intuito deste artigo é trazer algumas dicas sobre como se organizar nos dias em que as entrevistas ocorrerão e evitar que erros simples aconteçam:


1. Faça uma planilha com os nomes dos candidatos aprovados para essa fase, contendo dia e horário em que ocorrerão.


Para auxiliar a organização e deixá-la o mais visual possível faça uma planilha que contenha o nome completo do candidato, com dia e horário em que a entrevista ocorrerá e quem irá entrevistá-lo.



2. Reserve locais adequados

O local e sua estrutura é tão importante quanto a entrevista em si. Por isso, se certifique que os locais em que as entrevistas ocorrerão possuam um número suficiente de cadeiras e uma mesa para cada entrevistador. Se mais de uma entrevista acontecer ao mesmo tempo, reserve mais de uma sala ou um local bem amplo para que as respostas de um candidato não interfira no andamento da entrevista do outro. Além disso, é importante que seja um local bem indicado para que o candidato o reconheça com facilidade.



3. Informe com antecedência o dia, horário e local


Na Irhis, o nosso time de Projetos recomenda que informações como data, horário e local sejam repassadas, no mínimo, um dia antes. Isso porque o quanto antes essas informações forem disponibilizadas, mais os candidatos conseguem se planejar e evitar atrasos.


4. E por falar em atrasos… A nossa quarta dica é a respeito disso, programe um intervalo entre entrevistas


Quando as perguntas da entrevista do seu processo seletivo estiverem prontas, faça uma espécie de role play com algum membro da EJ para testá-la. Isso é importante para medir o tempo de duração da entrevista, e a partir deste teste, sempre coloque um tempo a mais, pois alguns candidatos podem utilizar mais tempo do que outros. Além disso, pense em um intervalo para que o entrevistador possa descansar e se preparar para a próxima entrevista e evitar que o candidato fique esperando.



5. No máximo 2 pessoas para entrevistar


Nosso time de projetos também indica que estejam na sala para entrevistar o candidato apenas duas pessoas, porque um número maior que este dentro da sala pode intimidar o candidato, fazendo com que não se sinta à vontade para responder o que lhe for perguntado. É importante explicar bem para o candidato qual a função de cada um dentro da sala, isso pode ser feito em conjunto com o rapport.


Mas qual seria a função dessas duas pessoas? Uma delas será o entrevistador e ficará responsável por fazer as perguntas ao candidato, a outra pessoa ficará responsável por tomar nota das respostas com o maior número de detalhes possíveis. É importante que isso aconteça para que, no momento da correção, o corretor tenha insumos concretos e não suposições e lembranças para fazer a pontuação.



6. Faça um bom rapport


Para que o candidato se sinta mais calmo, é importante que, antes que as perguntas da entrevista sejam feitas, estabeleça-se um bom rapport. Rapport é uma técnica utilizada para criar uma espécie de vínculo com a outra pessoa para que ela se comunique de uma maneira menos resistente. Para isso, você pode perguntar algumas coisas sobre a pessoa, inclusive como ela está se sentindo naquele dia e em relação a entrevista.


7. Essa dica é para o entrevistador: tenha a entrevista de um modo bem visível


Impressa ou no computador é importante ter em mãos e de forma muito bem visível as perguntas que serão feitas na entrevista para que você não se atrapalhe ou passe a impressão de que não sabe o que está fazendo. Se optar por fazer a entrevista com as perguntas impressas, utilize uma prancheta para ter um apoio firme e conseguir visualizá-la sem que o candidato consiga ler as perguntas antes de serem perguntadas.


____________________________



Com esse artigo esperamos você consiga se atentar a detalhes que, embora pareçam pequenos, podem passar despercebidos nessa etapa tão importante para o seu processo seletivo.


Esse foi o terceiro conteúdo desta série sobre processo seletivo. Fique atento pois ainda temos muito mais para vocês! Qualquer dúvida que tenha ficado ou auxílio que precise, entre em contato com a gente!

504 visualizações

Irhis Consultoria Júnior em Psicologia

Av. dos Bandeirantes, 3900 - CEP: 14040-901

Monte Alegre - Ribeirão Preto/SP

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2019 por Irhis Consultoria Júnior em Psicologia