Buscar
  • Irhis Consultoria

7 passos para motivar os colaboradores no home office

Neste artigo, aprenda 7 ações para motivar os colaboradores da sua empresa nesse período de home office.


Uma das consequências diretas da pandemia do COVID-19 e do consequente isolamento social para as empresas foi a implementação do home office. No entanto, a utilização do trabalho remoto durante a quarentena foi feita de forma abrupta e inesperada, não dando tempo suficiente para que os líderes e gestores das empresas se programassem e planejassem a implementação desse tipo de trabalho da forma mais adequada.

Assim como foi inesperado para os gestores e diretores das empresas, foi também, e ainda é, algo novo para os demais membros e colaboradores. Essa novidade e a adaptação necessária que ela impõe, juntamente com o próprio período de incertezas em que estamos vivendo, têm um impacto muito grande na motivação dos membros das empresas.


Como sabemos, existe a premissa de que altos níveis de motivação são capazes de melhorar o desempenho individual e organizacional daquele membro. Mas, então, como podemos motivar esses membros para a realização de suas tarefas nesse período de quarentena?


Antes de respondermos a essa pergunta, é importante entendermos o conceito de motivação. De acordo com Salanova, Hontangas e Peiró (1996), motivação é


“Uma ação dirigida a objetivos (...) persistente no tempo e ativada por um conjunto de necessidades, emoções, valores, metas e expectativas.

Dessa forma, podemos dizer que a motivação envolve necessariamente uma ação. Também, podemos pensar a motivação como um combustível que faz uma pessoa realizar uma determinada ação.


Por ser um processo psicológico básico dos indivíduos, a motivação é algo intrínseco (interno) ao ser humano. No entanto, existem fatores externos às pessoas que influenciam a motivação delas. Esses fatores podem ser tanto objetos quanto outras pessoas, e podem inibir ou facilitar a expressão da motivação. Portanto, podemos dizer que a motivação apresenta características internas que devem ser combinadas com condições externas favoráveis à sua expressão.


Para entender mais profundamente sobre motivação, leia o nosso artigo Entendendo a motivação no contexto empresarial.

Dicas

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o conceito de motivação, separamos algumas dicas para que você consiga atuar nas condições externas favoráveis à expressão da motivação nesse período de home office.


1. Entender melhor o contexto em que estamos vivendo

A primeira dica, e uma das mais importantes, é compreender melhor o contexto em que estamos vivendo. Os estímulos existentes na quarentena são diferentes dos estímulos que existiam no trabalho presencial: não temos controle sobre a realidade de cada membro da empresa, tampouco sobre o que acontece na casa de cada um deles.

A depender da realidade desses membros, os estímulos aos quais ele está exposto diariamente dentro de casa exigem que esse membro tenha uma rotina específica de trabalho, de uma forma que traga mais conforto para ele nesse período. Com isso, temos que entender que cada membro vive uma realidade diferente e, consequentemente, tem uma rotina diferente. Além disso, é importante destacar que nem sempre o membro terá a mesma quantidade de horários livres que ele tinha quando trabalhava presencialmente.

Os líderes da sua empresa podem buscar entender as demandas dos colaboradores nesse período por meio de reuniões individuais com cada um deles. Essas reuniões permitem um contato mais direto do líder com os demais membros, garantindo uma compreensão mais ampla sobre a realidade que o colaborador está vivenciando nesse momento.



2. Reavaliar o planejamento estratégico da empresa


Depois de compreender melhor o contexto em que estamos vivendo, a primeira ação que deve ser realizada é a reavaliação das metas e objetivos da empresa. Para isso, você pode realizar o questionamento: as metas que foram estabelecidas antes da quarentena ainda fazem sentido para o período em que estamos vivendo?


Dessa forma, a diretoria ou as pessoas responsáveis pelo planejamento estratégico da empresa devem se reunir e discutir sobre essa pergunta. Caso exista, de fato, uma mudança nas metas e nos objetivos, é necessário que esses novos objetivos e as novas metas sejam passados, de forma clara, para o restante da empresa. Isso é importante para que os membros estejam alinhados com esse novo propósito e que eles vejam sentido no que eles estão fazendo, o que é um dos pontos essenciais para que o aumento da motivação.



3. Reavaliar o planejamento de cada área da empresa


Assim como o planejamento da empresa como um todo deve ser reavaliado, é importante que cada área da empresa faça o mesmo. Aqui, o líder responsável por cada área deve realizar uma reunião com os membros desta e, juntos, devem pensar no que faz mais sentido para a área no momento em que estamos vivendo.



4. Estabelecer metas e objetivos claros e concretos


Estudos mostram que estabelecer objetivos claros e metas a serem alcançadas são essenciais para um bom gerenciamento no trabalho remoto. Essa definição clara e concreta é importante para que os membros não se sintam perdidos durante a realização de seu trabalho e, ainda, sintam que as atividades que eles realizam durante esse período fazem sentido para alcançarem as metas e os objetivos estabelecidos.


Esse sentimento de que aquilo que estão fazendo faz sentido e gera um impacto para sua área e para a empresa como um todo é uma forma de aumentar a motivação desses membros, garantindo que eles se sintam pertencentes à empresa e que são atores essenciais para o crescimento dela.


Também é importante ressaltar que esses objetivos devem ser estabelecidos para curto e médio prazo. Como estamos vivendo em um período de incertezas, é necessário que as metas e objetivos estabelecidos sejam realmente possíveis de serem alcançados, para que, quando forem atingidos, atuem como um fator positivo na motivação dos membros.


Uma forma de estabelecer esses objetivos e metas é a utilização da metodologia OKR. Saiba mais como implementar essa metodologia na sua empresa no nosso artigo Como implementar a metodologia OKR na sua empresa.



5. Garantir uma relação de abertura entre líder e liderados


O líder é o elo entre a motivação e o desempenho, e, por isso, ele tem um papel fundamental nesse período. Dessa forma, é necessário que o líder esteja sempre atento e disponível para conversar com seus liderados sobre as rotinas de cada um, a carga de trabalho e, também, sobre o número de reuniões realizadas durante esse período. A coleta desses feedbacks com os liderados é essencial para que o líder saiba como cada liderado está passando por esse momento de quarentena e, também, como ele pode auxiliar esses membros a enfrentarem esse momento da melhor maneira possível.


Essa abertura na comunicação com os membros e as buscas pelas melhorias a partir dos feedbacks coletados auxiliam no aumento da motivação desses membros, uma vez que eles se sentirão ouvidos e importantes para o líder e, também, para a empresa como um todo.



6. Realizar valorizações e reconhecimentos dos membros


O reconhecimento e valorização do trabalho realizado pelos membros são fundamentais para aumentar a motivação deles. Dessa forma, nesse período de home office, é importante que aquilo que era realizado na empresa, antes da quarentena, para reconhecer e valorizar o trabalho dos membros, continue a acontecer.


Ainda, é interessante criar um sistema de recompensa coletiva, para que tire um pouco a pressão colocada no membro de forma individual. Por exemplo, se um time x da empresa bater as metas que foram estabelecidas, vai existir algum tipo de reconhecimento para todo esse time.



7. Reforçar os valores da empresa


O período em que estamos vivendo não é o momento para mudar a cultura da empresa. Pelo contrário, é o momento de reforçarmos os valores e a cultura já existente. O reforço desses valores é uma forma de garantir que todos os membros continuem se sentindo unidos e, assim, evitar que a identidade da empresa seja perdida.


Dessa forma, ao reforçar esses valores, garantimos que exista um aumento na união dos membros da empresa por um mesmo propósito e que eles se sintam, cada vez mais, pertencentes à empresa mesmo nesse momento de distanciamento social.


Algumas formas de reforçar esses valores de uma maneira não monótona e impositiva é a realização de conversas dirigidas, em momentos de reunião, relembrando a cultura da empresa e como ela está inserida nos processos e atividades realizadas.


Além disso, se a cultura da sua empresa permitir uma integração mais informal, o uso de jogos temáticos sobre a empresa é muito interessante. Para isso, você pode utilizar as plataformas como o kahoot e até mesmo um jogo temático de stop sobre a cultura da empresa, na plataforma Stopots.


___________________________________


Com a utilização dessas dicas, esperamos que você consiga causar um impacto positivo na motivação dos membros da sua empresa.


Caso você tenha mais alguma dúvida sobre motivação ou qualquer outro assunto relacionado à Gestão de Pessoas, entre em contato com a gente! Ficaremos felizes em te ajudar!

105 visualizações

Irhis Consultoria Júnior em Psicologia

Av. dos Bandeirantes, 3900 - CEP: 14040-901

Monte Alegre - Ribeirão Preto/SP

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2019 por Irhis Consultoria Júnior em Psicologia