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5 Benefícios do Mapeamento de Competências

Neste artigo, vamos apontar algumas vantagens de se realizar um Mapeamento de Competências. Este processo é fundamental, pois relaciona-se diretamente com os resultados da organização, com o bem estar dos colaboradores e com processos de gestão, como buscaremos evidenciar. Mas antes de explorar os benefícios e problemas que esse serviço pode sanar, vamos relembrar o que é um Mapeamento de Competências.


O Mapeamento de Competências é um processo que identifica e define as competências em seus diferentes níveis dentro de uma organização.


Competências, por sua vez, são um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (referidos pela sigla CHA´s) observáveis e mensuráveis, que contribuem para um bom desempenho no trabalho. Elas são capacidades potenciais das pessoas e podem ser desenvolvidas e aprimoradas ao longo do tempo. O Mapeamento de Competências vai além de uma descrição de cargo ao articular as atividades inerentes do mesmo com as capacidades necessárias para desempenhá-las.


Dentro de uma organização, as competências podem ser tanto coletivas, quanto individuais, sendo divididas em três níveis:


. Competências Organizacionais: partindo da missão e visão organizacionais, referem-se aos CHA´s compartilhados por todas as áreas da empresa;


. Competências Funcionais: forma como as competências organizacionais podem se expressar através de uma função ou cargo específico da empresa;


. Competências Individuais: referentes às capacidades que o indivíduo deve adquirir para desempenhar suas atividades de forma eficaz.


Para uma melhor definição do que são competências e sua relação com as organizações, leia este artigo.


Agora que relembramos o que é um Mapeamento de Competências, vejamos algumas contribuições desse serviço



1. Elimina a sobreposição de funções

A vantagem mais aparente do Mapeamento de Competências é a delimitação clara das funções de cada cargo, juntamente com as competências necessárias para cada função. Isso elimina a sobreposição de funções, muito recorrente em startups e novas empresas, onde um colaborador pode acabar exercendo atividades referentes a vários cargos.


Apesar dessa sobreposição parecer necessária em um primeiro momento, seja pela falta de colaboradores, seja pela falta de estruturação das áreas da empresa, ela pode facilmente resultar em sobrecarga. Esta, por sua vez, afeta o desempenho e motivação do colaborador, sendo prejudicial tanto à saúde e bem estar do colaborador, quanto da empresa, que perde seu potencial produtivo e provavelmente despende muitos recursos na tentativa de sanar os problemas decorrentes da sobrecarga, como a alta rotatividade.


2. Diminui a rotatividade

A alta rotatividade em uma empresa se refere a perda constante de colaboradores em um ou mais cargos, seja por demissão, afastamento ou transferência interna. Ela afeta negativamente os processos da organização, que passa a despender mais tempo e recursos que o necessário na contratação de novos colaboradores.


Esse problema pode estar relacionada a vários fatores, como a sobrecarga de funções (explicitado no item anterior), insatisfação com o trabalho exercido, baixa remuneração, baixa motivação, entre outros.


O Mapeamento de Competências torna-se uma ferramenta muito útil ao fornecer soluções para a maioria desses fatores: ao identificar as competências em seus vários nível e definir as funções de cada cargo, o serviço oferece critérios claros para os processos de recrutamento, seleção e alocação da empresa. Estes processos, por sua vez, quando bem feitos, contribuem para uma melhor motivação e desempenho no trabalho ao direcionar colaboradores com competências adequadas para cada cargo. Dessa forma, diminui-se a rotatividade pela insatisfação do colaborador com o trabalho exercido e oferece insumos para que os processos de recrutamento e seleção, quando ocorrerem, sejam mais coerentes e assertivos.


O mapeamento de competências também fornece insumos para uma melhor remuneração do colaborador. Com critérios bem estabelecidas, fica mais fácil julgar se o desempenho e a entrega realizadas estão adequados às expectativas do cargo. Pode-se, então, prevenir que a motivação do colaborador seja abalada pela falta de reconhecimento coerente com sua atividade.


Ademais, os processos remunerativos tornam-se mais simples e transparentes à luz dos critérios coletados durante o serviço. Assim, o Mapeamento de Competências torna-se etapa fundamental para uma boa Avaliação de Desempenho baseada em gestão de competências.


3. Auxilia no plano de carreira

Segundo a Endeavor, um plano de carreira é “um programa estruturado que estipula o caminho que cada funcionário vai percorrer dentro de uma organização. Ele determina as competências necessárias para cada posição hierárquica e também qual é a expectativa da empresa em relação àquela posição”.


De outra forma, podemos pensar no plano de carreira como as possibilidades de desenvolvimento e promoção que determinado colaborador pode alcançar, bem como as estratégias para se chegar até lá.


Essa noção se adequa às tendências atuais das organizações, que enxergam os processos de trabalho como uma mútua colaboração entre empresa e trabalhador. Dessa maneira, assim como a empresa busca no trabalhador alguém que contribua para sua produtividade (tornando-se assim um colaborador), o colaborador busca organizações que contribuam no desenvolvimento de sua carreira profissional.


O mapeamento de competências, portanto, torna-se um passo fundamental no plano de carreira, ao identificar as competências fundamentais de cada cargo. Se considerarmos que as competências não são conteúdos cristalizados, mas, sim, passíveis de serem desenvolvidas, podemos oferecer treinamentos, consultorias e traçar outros planos para o aprimoramento dessas competências.


4. Facilita adaptações na estrutura organizacional

Como apontado anteriormente, as startups e novas empresas podem se beneficiar muito do Mapeamento de Competências na definição dos cargos e funções.


Além disso, como o mapeamento também identifica competências coletivas, referentes à organização como um todo e suas diferentes áreas, pode contribuir melhorando as chances de adaptação às mudanças na estrutura, organização do trabalho e tecnologia, mais frequentes nessas modalidades de empresas, mas não exclusivas delas.


Uma mudança na estrutura, como a criação ou eliminação de alguma área da empresa, pode ocasionar confusão, por exemplo, se não forem explicitados os motivos dessa mudança e quais funções foram criadas/excluídas nesse processo.


Como as competências coletivas são relativamente estáveis, um mapeamento de competências realizado anteriormente pode servir de base para que as mudanças sejam coerentes, orientando quais adaptações terão que ser feitas para acomodar a mudança: quem assumirá as novas funções? Quais as competências necessárias para tal cargo? Como essas competências funcionais relacionam-se com as organizacionais? Como estão os processos da empresa sem os cargos antigos?


Se a mudança for radical, transformando bruscamente a cultura organizacional, um novo mapeamento de competências pode ser necessário para repensar todos os níveis de competências.


Saiba mais sobre outras mudanças organizacionais neste artigo sobre cultura organizacional neste artigo)


5. Otimiza os recursos e investimentos

Como visto nos itens 1, 2 e 3, o Mapeamento de Competências pode sanar muitos problemas nas organizações, como a alta rotatividade, e também fornecer insumos para vários processos, como os de recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, identificação de treinamentos, dentre outros.


Portanto, podemos considerar que esse serviço promove uma otimização dos recursos financeiros ao evitar gastos desnecessários com processos ineficientes e ao destinar recursos para capacitações adequadas às funções da empresa e aos planos de carreira.



Desse modo, esperamos ter mostrado a importância de se realizar um Mapeamento de Competências, dados os inúmeros benefícios atrelados a esse serviço, que não se resumem a 5. Gostaria de saber mais como esse serviço pode contribuir para a sua organização? Nossa equipe de vendas ficará feliz com seu contato.



Referência:

Plano de Carreira: como alinhar os objetivos da empresa com as expectativas dos seus funcionários. Endeavor, 2017. Disponível em: https://endeavor.org.br/pessoas/plano-de-carreira/?gclid=EAIaIQobChMIzub318P46wIVEIWRCh0k8gEwEAAYASAAEgLm4_D_BwE


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